segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

9º dia; 3 de janeiro; Tilcara - Argentina --- San Pedro de Atacama - Chile; início do Deserto do Atacama ----> 440 kms

Hoje saímos de Tilcara já lá pelas 9:00 hs da manhã; seguimos para Pumamarca; onde passamos direto, pois ontem já estivemos ali; e logo depois de Pumamarca, passamos pela costa de Lipan; lugar lindo... onde se sobe um pouco mais, para logo depois descer para as Salinas Grande; fomos tirando muitas fotos sem muita pressa... e na Salinas Grande conhecemos o casal de motociclistas de Buenos Aires; Sergio e Analia; muito simpaticos; ali no salar ficamos muito tempo, tirando fotos, andando de moto em cima do sal... e o tempo passou... aceleramos rumo a Susques, onde eu pensava ser uma cidade razoável; que nada... só tem meia dúzia de casinhas e a sorte que tem hotel, comida e gasolina; mas é uma cidade bem fraca em infraestrutura para quem esta na estrada. Ali em Susques, abastecemos, comemos algo e aceleramos rumo ao Paso Jama; o vento e a altitude não deram trégua... demoramos chegar, pois minha moto não andava muito, ia bem devagar.chegamos tarde na fronteira... e os trâmites foram bem demorados... o frio chegou... e logo depois que saímos, empacotados até o pescoço, a noite também chegou; pôr do sol maravilhoso, estrada linda... com uma lua bonita... e nós passando um frio louco, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk; chegamos em San Pedro umas 22:30 hs; e fomos atras de hotel; mas foi difícil, tudo lotado... eram 23:30 hs e nós no meio da rua sem hotel, procurando ainda... até que uma boa alma nos ajudou; uma recepcionista de um hotel, que também estava lotado, ligou para uma amiga, dona de um pequeno hotel, o Hostal Cay Pachy, a Dona Elcira; que foi de carro lá onde estávamos nos buscar para ficarmos em seu hotel, por apenas essa noite, pois para o outro dia já estava lotado também; topamos na hora... quando chegamos no hotel, com frio e com fome; D. Elcira, prontamente nos preparou uma boa merenda... tomamos banho e fomos dormir.., quebrados... mas felizes por estarmos no Atacama.

Costa de Lipan

Sergio e Analia de Buenos Aires

Salinas Grande

essa foto é para o Maurílio N. Araujo

Susques

Susques ao fundo

Paso Jama

fronteira

a noite e o frio chegando