sábado, 18 de maio de 2013

Dia 15 de maio: Puerto Maldonado - Brasiléia 341 kms

Hoje partimos cedo sem café mesmo, depois de rodar um pouco, paramos e tomamos um café improvisado, porque caldo de frango logo cedo é difícil... às 11:00 hs da manhã já estávamos na fronteira; trâmites feito, dinheiro trocado, rumamos para Brasiléia, ainda com a recente lembrança do asfalto impecável da Bolívia e do Perú, mas de olhos bem abertos nessa buraqueira nossa de todo dia; como sentimos o impacto dessa mudança, é uma alegria e ao mesmo tempo uma tristeza entrar no Brasil; alegria porque somos brasileiros e amamos tudo isso aqui, desde a terra a essa gente tão querida, e tristeza pelo descaso das autoridades competentes com nossas estradas, fazendo assim com que tenhamos grandes prejuízos materiais e o pior deles, a perca de entes queridos... mas só no Acre recentemente, já foram preso 15 pessoas metendo a mão em nosso dinheiro; mas nós os financiadores de tal festa, estamos aqui arriscando a vida por essas estradas mortais. Chegamos em Brasiléia próximo das 13:00 hs, e conseguimos deixar as motos sob a proteção dos policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar do Acre em Brasiléia, que por sinal foram muito atenciosos conosco; foram eles o SGT PM Edmilson e o SGT PM Nascimento, depois que voltamos conhecemos o SGT que é meu irmão de igreja, que está só em uma dessas fotos e que logo colocarei o nome dele por aqui, gente boa demais; a todos os PM's do 10º BPM de Brasiléia o nosso fiel agradecimento por fazer a segurança das meninas, enquanto nós estávamos nas compras em Cobija (Bolívia de novo), de táxi, é claro; passamos a tarde em Cobija, e como depois que voltamos foi difícil arrumar mais essas compras, onde já não tinha espaço, quase ficou de noite, e nós que queríamos dormir na casa do Paulo Navarro em Senador Guiomard, ainda teríamos 200 kms pela frente, seria quase impossível, mas estávamos dispostos a ir assim mesmo... foi aí que Deus mandou um anjo para nos ajudar, esse anjo não tinha asas não, mas tem um grande coração; ainda estávamos nos finais, brigando com cordinhas, aranhas e sacolas... quando se aproximou de mim, um moto taxista, o Remildo, se apresentou e perguntou se eu era de Rolim de Moura, eu disse que sim, então ele me disse que estava nos esperando para nos conhecer, pois é amigo do Gean, um grande amigo nosso de Rolim, e que estava acompanhando a viagem, e sabia que estávamos nessa região; então quando percebemos, já estávamos eu e o Boliviano na casa do Remildo, que é do MG Amigos da Esperança, ligado a Igreja Adventista, da qual o Remildo e família fazem parte; fomos muito bem recebidos também pela esposa do Remildo a D. Cleuzeni, que é professora, e por seus simpáticos filhos, a Lorrayne e o Erick; tomamos banho, jantamos, batemos bastante papo; pois logo chegaram para nos conhecer mais um casal do MG deles o Reginaldo e sua esposa Gabriela, eles que tem uma oficina de moto em Brasiléia, Radical Motor's e se colocaram a disposição para dar manutenção ou fazer um socorro se necessário, nessa região de Brasiléia; vou postar o contato com a oficina deles, recomendo quem for pra essas bandas, levar esses fones e o endereço, pois é bem próximo a avenida principal, para quem está indo ou voltando do Perú; e depois fomos dormir.
Detalhe, próximo ao 10º Batalhão, tem um alojamento para haitianos, são muitos mesmo; o Sgt Nascimento disse, que já são 2% da população de Brasiléia; o governo brasileiro está ajudando com trâmites, alojamento e comida, estão bem, a maioria se preparando para ir a são Paulo, digo isso porque conversei um pouco com um deles; a língua deles é o francês, mas como eles vieram pelo Equador e Perú até chegar no Acre, muitos já arranham um espanhol, e aí ficou mais fácil nos entendermos.