sábado, 11 de maio de 2013

Dia 11 de maio: Oruro – La Paz 240 kms

Hoje levantamos as 7:30 hs, e depois de tomar o café no hotel, fomos a uma feira popular, onde se encontra de quase tudo; compramos algumas lembranças para a família, algumas frutas, pois em viagem assim, a gente tende a só consumir comida não muito saudável; e só conseguimos sair de Oruro lá pelas 11:00 hs da manhã; na saída já na rodovia, o capô de uma camionete que estava na minha frente a uns 70 km/h abriu, deixando o motorista perdido na pista, fiz sinal para o Fabio diminuir e encostei do lado dele para guiá-lo até o acostamento, com ele já no acostamento, seguimos sem ao menos trocarmos uma palavra, mas sei que no seu pensamento ele me disse um “gracias”, e eu lhe digo um “de nada”. Seguimos rodando pelo altiplano, lugar de uma agricultura muito forte e uma região imensamente povoada; lá pelas 13:00 hs paramos em uma das muitas cidades que tem nesse trecho Oruro – La Paz, almoçamos e seguimos devagar, fazendo o kilo na moto mesmo; esse trecho está em obras, em duplicação, bem difícil de rodar, muitos desvios; mas mesmo assim chegamos bem cedo em La Paz, e estamos aqui no Hotel República. Saímos e para nossa sorte, hoje foi a noite da cultura aqui em La Paz, toda praça ou até mesmo rua, tinha uma apresentação diferente, desde banda militar a danças típicas, realmente uma noite muito valiosa para nós; jantamos no Burger King e depois fomos assistir mais danças típicas; agora estamos aqui no quarto do hotel, o “Boliviano” está dormindo e eu aqui fazendo o relato do dia de hoje. Amanhã bem cedo partiremos rumo a Carretera de La Muerte, e voltando de lá pernoitaremos em Desaguadero ou já em Puno no Perú.
Quero aqui em nome dos integrantes da Expedição Altiplano: Andarilho e Boliviano; Parabenizar e desejar muito amor, muita paz, a todas as mães; que não só no 2º domingo de maio vocês sejam lembradas, mas em todos os dias de suas vidas.