terça-feira, 7 de maio de 2013

Dia 07 de maio: Sucre - Potosí 160 kms

Hoje levantamos um pouco mais tarde, tomamos um café reforçado no hotel, e saímos correndo para a praça para não perder o ônibus que leva os turistas ao Parque Cretáceo, o “Parque dos Dinossauros” de Sucre; em Sucre foram encontrados vários fósseis e também é o lugar onde existem mais pegadas ou rasto de dinossauro do mundo, essas pegadas se conservaram, graças ao choque das placas tectônicas que formaram a cordilheira; então esse paredão onde se observa as pegadas que era na horizontal, se levantou e ficou num ângulo de 72º, possibilitando assim sua conservação. Chegamos da visita ao parque, fizemos algumas fotos da praça principal, bem como da Casa de La Libertad, onde Simon Bolívar decretou a independência da Bolívia; Sucre é uma linda cidade, está a 2.800 msnm e a temperatura hoje se manteve entre 18 e 20º. Depois de arrumar a bagagem, partimos rumo a Potosí em uma estrada e paisagens lindíssimas; passamos por várias lavouras, nessa época os campesinos estão colhendo feijão, milho e trigo; achei interessante como eles batem (inclusive no Brasil, quando não se tem maquinário, se bate nas ramas do pé de feijão, para que ele se solte da vagem, com o cambão, que é um pau amarrado a um pedaço de ferro desses de construção) o feijão aqui , eu vi um homem, uma mulher e um menino, rodando em cima do feijão, puxando dois burrinhos, para que assim o feijão se solte da vagem; outra coisa interessante que vi hoje foi uma tela de ferro que tem em cima das caçambas que puxam cascalho, para que quando a carregadeira jogar o cascalho, só entrar o cascalho ou pedras na bitola desejada; seguindo cheguei numa região que estava todos colhendo trigo, desci da moto e fui dar uma olhada de perto; seguimos e logo chegamos em Potosí, com seu título de cidade mais alta do mundo, Potosí está a 4.100 msnm +-;  é uma cidade muito fria, mas também muito bonita; amanhã de manhã visitaremos o Cerro Rico, antiga mina de prata, a maior que já existiu no mundo, hoje aqui se extrai apenas estanho; e na parte da tarde nos deslocaremos para Uyuni.