Bem vindo...

...bem vindo a porta que te levará a viajar comigo; que te fará meu companheiro(a) em cada nova aventura... e história nas antigas; venha, vamos juntos conhecer o mundo... Andarilho.

Quem sou eu

Minha foto
Porto Velho , Rondônia, Brazil
...Motociclista aventureiro, apaixonado pela vida e pela liberdade... ...Andarilho autodidata em moto turismo; é otimista, prega e tem por objetivo, viver a vida intensamente com responsabilidade; preza pela direção defensiva e responsabilidade no trânsito, é disciplinado e adora desafios. Possui vasta experiência em viagens de curto, médio e longo alcance; e tem prazer em planejar, organizar e executar expedições, viagens e passeios; sempre muito bem acompanhado por sua fiel companheira "Sarita", sua Nx 350 Sahara 1999; manja da mecânica básica de motos e fala "portunhol" 🤣

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Expedição Meio do Mundo; preparativos II

Continuando com nossos preparativos; as motos e equipamentos já estão prontos; agora a missão é fazê-las chegar em Manaus com segurança, para de lá começarmos nossa viagem; as motos vão de balsa de Porto Velho para Manaus, serão 08 dias nesse trajeto; e os pilotos vão depois de avião Porto Velho-Manaus. Para as motos a viagem já começou, para os pilotos só dia 30 de junho, quando chegaremos a Manaus e as retiraremos do depósito da transportadora, alguns ajustes e dia primeiro de julho, aí sim começa realmente a Expedição Meio do Mundo; Manaus - Boa Vista - Ilhas Margaritas...


A Sarita ainda no início da transformação.


Indo instalar os suportes para as malas laterais Givi E21.


Já com as malas laterais e o tubo para ferramentas.


Trocando o escapamento esportivo por um escapamento Tork modelo original.


Trocando o bloco óptico do farol, o cromado já estava bem fosco.


Oficina improvisada; é gostoso demais quando chega um equipamento novo; não podia ver um entregador de sedex, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.


Instalando o banco Erê.


Instalando a base do baú Givi E45.


Instalando a manopla aquecida, no frio vai fazer a diferença.


Dia 09 sábado eu e o Duzin fomos rodar alguns quilometros(360 kms) para tirar a parafina dos pneus e testar a revisão, pois após trocar várias peças e com uma grande viagem a frente é de vital importancia esse teste; não fomos sozinhos, mais 04 companheiros nos deram o prazer de rodarmos juntos, foram eles: Roberto, Mayke, Enéias e Gilmar; a todos nosso agradecimento por estarem fazendo parte dessa história.


Nessa trip, saimos aqui de Rolim de Moura, paramos em Nova Brasilândia para conhecer a grande e linda loja Honda(RONDOMOTO) do nosso amigo Fábio e sua esposa Nádia; que nos receberam com um gostoso e recheado café da manhã, aproveitei também para agradecê-los pelo apoio nessa expedição, me patrocinaram: 02 pneus, 01 relação completa, freios, escova do motor de partida, suporte para placa... a voces Fábio e Nádia, o meu muito obrigado! Depois paramos em Santana do Guaporé para visitar nossos amigos, Luciano e sua esposa Taís, eles que também são motociclistas e sempre me apoiam em minhas aventuras; dalí partimos para São Miguel do Guaporé- Alvorada- Nova Londrina- Ji-Paraná; onde visitamos a Mega Motos Acessórios; para umas comprinhas básicas: balaclavas, luvas, segunda pele... almoçamos em Ji-Paraná mesmo, e às 16:25 hs já estávamos em Rolim de Moura novamente; as motos se comportaram dentro da normalidade e provaram que estão prontas para a expedição.


Projeto: Oxigenação do Carburador na Altitude; essa idéia nasceu a partir da minha primeira viagem ao Perú em julho de 2008; onde a Sarita sofreu na altitude, naquela época como a maioria da estrada era de terra, era impossível retirar o filtro de ar para ajudar a moto, se tirasse poderia entrar até terra no carburador; então o jeito era diminuir o giglê, quase desmontando a moto toda para acessar o carburador; a partir daí comecei a pensar em como amenizar esse problema da falta de oxigênio na altitude; o mais fácil seria comprar uma moto injetada; mas,... e quem tem uma moto carburada por opção, por estimação, por paixão... só por isso teria que se desfazer de uma grande companheira, sem tentar fazer nada; sem dizer que a moto carburada tem uma mecânica muito simples e mais barata; e até um borracheiro de beira de estrada se arrisca em mexer num carburador; já numa injeção... tem é muito mecânico que corre de perto.

Com a ajuda e idéias de alguns amigos, como Roberto, Enéias e Ramão, realmente resolvi fazer esse teste na altitude, agora nessa expedição; se é oxigênio que falta lá em cima, vou dar oxigênio pra ela lá; que quantidade deverei liberar... autonomia do cilindro... e outras dúvidas mais, só obterei a resposta lá em cima, durante o teste; duma coisa tenho certeza, a moto avisa quando está precisando de oxigênio, começa a falhar; é aí que vou liberar uma poeirinha de oxigênio pra ela, entrando por uma mangueirinha que o libera logo depois do filtro, para que ele se misture com o ar pobre que estará entrando e chegue ao carburador numa mistura ar/oxigênio próxima da nossa aqui embaixo.

Durante a expedição, estarei postando as novidades dessa experiência; tá dando um certo trabalho para levar esse cilindro(1 m3), que ainda não sei se é grande demais, ou se é por aí mesmo; só sei que se der certo, vou comprar um cilindro de aluminio, e fazer um suporte para ele não tirar o espaço do garupa, que é onde ele vai nessa viagem; como ainda é um teste, não posso investir muito, pois existe a chance de não dar certo também; estou ciente disso.


Adesivo da expedição versão Duzin; todas as viagens dele tem esse adesivo, o que muda é a rota e talvez os parceiros.


Embarcando as motos para ir pra Porto Velho, e de lá para Manaus de balsa. Duzin e Luciano.


...tentando colocar as duas de frente...


...


...mas...


...não teve como as duas irem de frente, tivemos que colocar a V-Stron de ré, aí deu certo. Obrigado Luciano pela força!


"quem quer fazer arruma um jeito, quem não quer, uma desculpa" ...e assim realizamos nossos sonhos; a pouco tempo atrás essa viagem era um sonho; e com muita luta, vontade, coragem e perseverança; hoje a gente vê que pouco a pouco ela vai se tornando realidade... e assim vamos nós mais uma vez, buscar conhecimento e experiência de vida.


...e aí está a Sarita, linda, cheirosa, toda equipada; doida para conhecer esses lugares que tanto me ouviu falar; hoje na carretinha, amanhã na balsa... e depois, aí sim, é a vez dela fazer o que mais gosta: rodar, rodar e rodar; conhecendo novos mundos, novas tribos, novos sabores(gasolina pura, para elas deve ser uma delícia, kkkkkkkkkkkkkkk)... e para nós também, principalmente na Venezuela, onde o preço do litro são poucos centavos de real.


O sucesso de uma viagem desse porte está nos detalhes, na organização, no planejamento; se engana quem pensa que é só ter dinheiro e uma boa moto, para fazer uma viagem fora do país... até você realmente estar lá, fazendo aquela pose para aquela sonhada foto; foi muita correria, muito  planejando, muita internet, muitos mapas, muitos documentos... mas tudo isso não é nada frente ao prazer de viver tudo isso. Vale a pena!


Esse volume na garupa é o cilindro de oxigênio.


Aí está a companheira de estrada do Duzin; com certeza serão dias inesquecíveis para todos nós. Agora rumo a Porto Velho.


 Chegada das motos e um lindo por do sol, no porto do Rio Madeira em Porto Velho.


 Minotauro, no embarque das motos.


Duzin, embarcando as motos; eu não pude estar presente no embarque; detesto despedidas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, choro demais...


 Já devidamente acomodadas.


 
 Rumo a Manaus...


 Já tô com saudades dela.


 Essa balsa está com uma carga de milho, poucos carros e nossas motos.


 Companheiras de estrada; nos vemos em Manaus, se Deus assim nos permitir.

16 comentários:

  1. meu amigo já estou na torcida..........
    Que DEUS acompanhe vcs nessa trip e q tudo de certo.
    Gostei de sua engenharia kkkkk, vamos torcer q de certo.
    A selva nos une, amazonia nos pertence, SELLLLVA!!!
    Abs meu amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza irmão, tudo vai dar certo, principalmente porque o combustível que nos move é a paixão; já a engenharia, vamos ver no que dá, apesar de eu estar muito confiante, mas sei que pode não funcionar; ... gostei do SELVA!!! não sei se voce já sabia, mas vivi praticamente 10 anos nesse mundo, a Infantaria de Selva; bom demais; e vc tbm pelo jeito já ralou na selva né. Abração irmão, repasse o blog pros amigos tbm acompanharem nossa expedição.

      Excluir
    2. Com certeza ja andei na Amazonia, São Gabriel da Cachoeira/AM, fui destacado para 2º PEF QUERARI.... esta historia conto depois,sou guerreiro de selva 3345.
      O seu blog ja esta add no meu blog, tem o link na barra lateral direita, mas vou passar por e-mail para meus amigos, tbm add no google+.
      Abs suerte!!!

      Excluir
  2. Que Deus acompanhem vocês nesta aventura, sucesso e usufruem bastante desta viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias hermano, traremos muitas experiencias para todos nós; é só nos acompanhar por aqui. Abraço.

      Excluir
  3. R. COSTA, obrigado por me informar sobre seu blog. Cara, que beleza essas viagens, hein? Ainda participarei contigo em uma dessas! Eu comprei uma TENERE 600Z para restaurar, ja iniciei os trabalhos, e como reforma/restauro de uma moto demanda tempo e dinheiro, estou com aquele ditado popular: "devagar e sempre!" Mas uma hora eu termino. Quando estiver aqui por Porto Velho, me dá uma ligada! "Águia, Brasil, Selva!!! 54 BIS!!! CFC/94. Um abraço! Obs: Ainda estou com minha RD 350, mas a princípio irei vendê-la, e o comprador mora em Rolim de Moura, é um colega meu, que está trabalhando por hora em São Miguel. Valeu R. COSTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Selva!!!!!! guerreiro! ainda vamos rodar juntos sim; vamos botar essa teneré pra comer asfalto, terra, areia, neve... kkkkkkkkkkkkkkk. É isso aí irmão, uma restauração geralmente é assim mesmo, devagar e sempre. Qdo eu estiver aí indo pra Manaus, te aviso. Abração.

      Excluir
  4. tais e lucioano c.boff18 de junho de 2012 às 21:02

    acompanharemos toda a viagen!!!!!!!!!!! boa sorte para vç curtam muito como se cada dia foçe o ultimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, curtirei muito; e mandarei via fotos um pouco dessa sensação p vcs; e espero um dia, rodarmos juntos p uma viagem desse porte, esquecendo um pouco o trabalho e a dura rotina... vcs merecem, vou incentivá-los a fazer isso um dia. abração ao lindo casal.

      Excluir
  5. Muito bom o blog, estarei aconpanhando vcs com certeza nessa aventura que nós motociclistas somos apaixonados.Que nosso papai do céu esteja todo momento com vcs meus irmãos estradeiros...Uma pergunta: A programação dessa viagem vai ser feita em quantos dias?Estamos se programando em agosto para fazer a nossa, esperamos fazer em 40 dias esse mesmo trajeto que vcs estão fazendo. Abraços a todos...
    Shonga (Master Brasil rider's) são Gabriel do oeste - ms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, Shonga; durante a viagem, qqer dúvida é só perguntar via comentário, que estarei respondendo. Como dia 30 já estaremos chegando de avião direto a Manaus, a previsão é de 30 dias para essa trip; se você vier aí de MS rodando até Porto Velho e depois com mais 03 dias de barco até Manaus, são 06 dias; ainda sobram 04 dias, que é mais que suficiente para a nossa diferença de quilometragem para a sua volta; creio que voltará por Corumbá, certo. Abraço irmão;

      Excluir
  6. grande antonio, o blog esta d+, minha esposa acompanhará nossa viagem toda por aqui...está perto demais meu amigo, vamo que vamo...kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, tá em cima, a ansiedade já chegou de mansinho e tá aumentando... quem nos acompanhar por aqui, contará com todo meu empenho para que sinta ao máximo o clima da viagem na pele, quero tentar transmitir isso, mesmo que virtualmente. Obgdo ao lindo casal: Duzin e Michieli.

      Excluir
  7. Faaaala pessoal !
    Estou vendo que eu e o Luciano vamos ficar acompanhando o blog e morrendo de vontade de estarmos juntos rsrsrsrs
    Que Deus acompanhe vocês nessa viagem e que vocês aproveitem muito meus amigos !!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Boa noite amigo, estou perto de comprar uma Sahara e pretendo por bau lateral nela, vc teve algum problema com esses ? Qual quer coisa me responde por e-mail teus.sanabio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde irmão; nunca tive problemas com esses baús não. Coloquei em 2012 e já rodei a Am. do Sul quase toda sem problemas. O suporte lateral onde vai os baús eu comprei no site Manivela, da Teneré 250 e fiz as adaptações necessárias; ficou muito bom. Grande abraço e obrigado pela visita aqui em nosso blog.

      Excluir